O que são as famosas rugas ? Como elas se formam ?

Nosso corpo, devido vários fatores, vai diminuindo a produção de elemento básicos da pele (principalmente colágeno e elastina), produzindo sulcos e flacidez. É como se a as células ficassem mais “cansadas e preguiçosas”.

As rugas de expressão são decorrentes da contração muscular repetida ao longo dos anos e são mais comuns ao redor dos olhos (“pés de galinha”), testa e lábios. Já as rugas estáticas são produto do envelhecimento da pele.

As rugas são decorrentes do processo natural de envelhecimento da pele, porém fatores ambientais e de estilo de vida podem acelerar seu desenvolvimento. Os principais agentes que contribuem para o desenvolvimento de rugas são: fumo, estresse, grande exposição aos raios do sol e alterações do hormônio feminino (estrogênio).


Como posso tratá-las ?

Temos que acordar essas células “preguiçosas” com tratamentos clínicos anti-rugas como cremes de uso noturno e/ou diurno; peelings (promovem descamação e estimulam a produção de colágeno e elastina); preenchimento com ácido hialurônico; toxina botulínica; etc. Tudo vai depender da indicação de cada paciente e da avaliação do médico.

Caro Visitante,

De acordo com a resolução Nº 1.701/2003 do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Código de Ética Médica, não é permitido ao médico disponibilizar fotos de antes e depois dos procedimentos médicos estéticos, mesmo com a permissão expressa dos pacientes.

Aviso: Esse texto tem caráter meramente informativo e suas figuras são ilustrativas. Sempre procure o seu médico para uma melhor avaliação.